Espaço Arupa

4 comentários

O Espaço Arupa é uma pequena área rural em Viamão no Rio Grande do Sul. Nele moram o Deva e a Priya há 07 anos. Depois de um bom tempo de observação, a dupla começou a fazer parte do sistema ambiental que já funcionava na área. Hoje, o espaço contempla 01 horta, 02 pomares, 01 açude sem peixes e muitos água-pés, 01 área de trabalho, 01 vaca leiteira, 01 roça, áreas de lazer e moradia e boa extensão de mata nativa.

Toda a produção desenvolvida no Sítio Arupa é através de manejo orgânico, mecânico e inteligente. Os canteiros da horta não têm terra revolvida, são todos executados através do sistema de camadas, intercalando húmus, folhas secas e cinzas (todos vindos da própria área). A produção do sítio é para consumo próprio, incluindo, intensa produção no verão prevendo armazenamento para consumo no inverno. A produção de leite da Ming Ao é o único produto que sai do sítio, sendo utilizada na rede de trocas estabelecida com outros produtores.

A cozinha do sítio é uma cozinha orgânica e sustentável, priorizando os produtos internos e, posteriormente, os de produtores próximos, visando manter a menor distância percorrida para os produtos consumidos.

Muito ainda há por fazer. Devagarinho, com muita observação e inserção nos fluxos já estabelecidos, mudanças vão acontecendo.

O espaço também abriga grupos de educação para sustentabilidade e grupos para trabalhos visando o desenvolvimento pessoal.

4 comentários:

  • MARTINA disse...

    legal em Priya!

    estive ai no sitio a uns 2ou3 anos, num domingo quente, com o Pedro.
    hoje ja sou mamae e agricultora cozinheira! amo os inhames e as PANC'S, a araruta o lakio e todas essas delicias ''raras''. Tambem me intrigo com alho da china!
    tenho uma amiga tua aluna que me falou do blog, que me trouxe aqui! genial!!
    abraço!

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 antirrestaurante daqui | TNB